Desde Uruguay Analía Cherñavsky apresenta novos capítulos de “Arriba la mezcla!” recitais didácticos sobre a cantautoría no Uruguai

Este projeto se desenvolve em torno de um repertório singular, que parte da produção dos cantores-compositores uruguaios das décadas de 1970 a 1990, mas que é reinventado e reinterpretado a partir de misturas com diferentes gêneros e estilos da música popular latino-americana, que vão do tango argentino ao forró brasileiro, da polca paraguaia ao joropo venezuelano.

 

O projecto é apresentado sob a forma de recitais didácticos. O objetivo principal da proposta é oferecer uma aproximação, tanto de apreciação da beleza e profundidade estética, como da compreensão sócio-histórica e contextual, ao interessantíssimo repertório cantautoral do Uruguai.

 

Analía Cherñavsky é cantora de música popular. Nascida em Buenos Aires, Argentina, concentra sua formação, vida profissional e carreira artística no Brasil. Iniciou seus estudos de música no piano. Em Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, formou-se em História (1999) e em Música Popular, com ênfase em canto (2003). Na mesma universidade defendeu seu mestrado em História Social (2003) e seu doutorado em Música (2009), ambas teses com estudos sobre a trajetória e obra do compositor Heitor Villa-Lobos. Realizou parte de seu doutorado em Granada, Espanha, em estadia no arquivo do compositor Manuel de Falla. Em 2008, voltou à Espanha para realizar estudos de Mestrado em Musicología para a Proteção e Difusão do Patrimônio Artístico Ibero-americano, no Real Conservatório de Música de Madrid e na Real Academia de San Fernando, e no mesmo ano foi contratada como investigadora convidada no Projeto Musicat, vinculado ao Instituto de Pesquisas Estéticas da Universidade Nacional Autônoma do México. Vivendo no México-DF, tornou-se co-responsável pela catalogação do arquivo de música da Catedral do México, responsável pelo catálogo on-line e co-editora do catálogo impresso do mesmo arquivo. Desde 2012 é docente de canto e história da música na UNILA, Universidade Federal da Integração Latino-americana, em Foz do Iguaçu, e em 2021 realizou sua pesquisa de pós-doutorado na Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da UDELAR, Universidade da República do Uruguai, estudando o tema da cantautoria nesse país. Atualmente prepara seu primeiro disco, “Movimiento”, com um singular repertório de canções de importantes cantautores do Uruguai.

 

Junto com Analía Cherñavsky, voz principal, participam Orlando Martínez (Paraguai), guitarras e voz, María Betania Hernández (Venezuela), violino, quatro e maracas, Élvir Barreto (Paraguai), acordeão, e Lucas Casacio (Brasil), percussão. Os arranjos são do Orlando Martinez.

 

23 e 30 de junho 20:00 hs. (hora Brasil) do canal da UNILA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz de Iguazu, Brasil.

 

https://www.youtube.com/unila