Continua do México e da Colômbia HUUMS! Cronotopía Sonora, um ciclo de escuta e troca de saberes sobre música e sonoridade dos povos originários

HUUMS! – Cronotopías Sonoras é um ciclo virtual de escuta e troca de saberes sobre música e sonoridade contemporânea dos povos originários. É uma iniciativa de difusão e pesquisa sobre música popular contemporânea, arte e experimentação sonora de uma perspectiva transcultural, multilingue, transfronteiriça, crítica e colaborativa.

Através de uma série de quatro episódios em formato video-podcast, apresentam-se distintas experiências de criação sonora contemporânea situadas em culturas indígenas no México e na Colômbia. Artistas multidisciplinares, músicos, rappers e sabedores tradicionais e comunitários constroem comunidade a partir de diferentes locais de ressonância através da produção sonora, entendida como a prática individual ou colectiva de criar som mediante diversas técnicas ancestrais ou modernas, com fins musicais, medicinais, activistas ou rituais.

O ciclo oferece um percurso pelos saberes sonoros do povo kurripaco na Guania colombiana, pelo rap originário embera katío, em Bogotá, Colômbia, pela dimensão sonora da medicina comca’ac em Punta Chueca, Sonora e pela experimentação sonora de artistas contemporâneos maias e zoques em Chiapas, México.

Episódio 1: sexta-feira 1 de outubro 19:00 hs [MX, COL]
Episódio 2: sexta-feira 8 de outubro 19:00 hs [MX, COL]
Episódio 3: sexta-feira 15 de outubro 19:00 hs [MX, COL]
Episódio 4: sexta-feira 22 de outubro 19:00 hs [MX, COL]
Os links de transmissão
Facebook.com
Facebook.com
youtube.com
Página oficial: www.huums.com