Chega uma nova edição do Encontro Internacional de Joropo em Buenos Aires – Argentina “Onde as planícies se unem”

Com sete jornadas de concertos, oficinas, palestras e apresentações de dança terá lugar a IV edição do festival que será transmitida ao vivo de maneira gratuita pelas contas oficiais do Facebook e YouTube do Encontro.

Entre as atividades deste ano destacam-se: Concerto de abertura “A planície canta y conta” que busca destacar a diversidade natural, cultural e geográfica dos territórios que abarcam as planícies da Venezuela e da Colômbia através de sua música, flora, fauna e geografia. Concerto “As Mulheres. De Temples e planícies”, um espaço que presta homenagem às identidades femininas para destacar e contar desde o Joropo llanero, a história de mulheres que abriram o caminho para si mesmas e para outras. Concerto “As melodias de meu povo”, uma aproximação aos cenários cotidianos da música em seus territórios tradicionais. “Dando corda a minha vitrola”, é uma tertulia para aproximar-se através da escuta de discos de vinilo e outros formatos pouco difundidos na era digital, ao rico panorama de registros, texturas, cores e linguagens que existe na história do Joropo llanero. O Concerto de encerramento “O joropo nos une” expressará que além de nossas procedências e identidades diversas, podemos encontrar neste gênero musical um lugar em comum que nos permita celebrar a unidade e a integração. Além disso, entrevistas, palestras e workshops complementam a extensa programação de 2021.

O evento que pelo segundo ano se realiza de maneira virtual, reunirá mais de 100 artistas entre músicos/as/xs, bailarinos/as/xs e pesquisadores/as/xs da Colômbia, Venezuela, Argentina, Chile, Espanha, Suíça, Reino Unido e Japão para celebrar a diversidade musical, cultural e identitária que se constrói com o Joropo Llanero por meio da consigna “O Joropo nos une”.

O encontro é organizado pela CAMORUCO, uma equipa dedicada ao estudo e interpretação e difusão da música llanera que trabalha a partir da capital argentina no marco da organização SONORA. Vem realizando sua tarefa há cinco anos em um esforço constante para abrir caminho para este gênero musical fora de suas fronteiras de origem.

De 19 a 25 de setembro no Youtube: : Encuentro Internacional de Joropo, no Facebook: encuentro.joropoenbsas, no Instragram: encuentro.joropoenbsas

youtube.com