Belén Pasqualini da Argentina e Patricia Vlieg do Panamá iniciam a oficina online “Técnicas e Linguagens de Atuação e Interpretação Musical”

A oficina irá explorar, ao longo de dez encontros de uma hora e meia cada una, a relação entre música e performance e os processos através dos quais um personagem ou artista se desenvolve. Enfatiza os pontos de intersecção entre as disciplinas musicais e de atuação, propondo um plano de estudos que combina a técnica externa com a conceituação do trabalho de criação e pesquisa interna para potencializar as capacidades comunicativas dos participantes.

Os encontros acontecerão de 30 de junho a 1º de setembro

Nesse primeiro encontro, elas abordarão o tema da voz como um todo intangível. O ator/atriz como atleta do coração. Elas vão apresentar a visão do ator/atriz como um ser em palco com uma noção de sua voz e seu corpo com um andamento específico, onde o ritmo dita o tom de interpretação ao ator/atriz. Será explorado o conceito de voz própria e a consciência da voz como instrumento em seu sentido literal e metafórico, e a respiração como elemento-chave em seu desenvolvimento.

Belém Pasqualini é atriz, cantora, compositora, escritora, pianista e diretora. Mais recentemente, ela foi uma das cinco ganhadoras da Bolsa Fulbright / National Endowment for the Arts, que lhe permitiu aprimorar sua técnica de atuação no prestigioso Lee Strasberg Theatre and Film Institute na cidade de Nova York. Graduada em Artes Dramáticas (U.N.A.), estudou paralelamente com Ricardo Bartís, Cristina Banegas e Raquel Sokolowicz. Vocalmente treinou com Susana Rossi, Roxana Amed, Florencia Carchak e Marcelo Velasco Vidal. Estudou piano com Nicolás Ospina, Rodrigo Núñez, José Tambutti, Ivan Knees; e dramaturgia, com Andrés Binetti. Já trabalhou em shows do mais reconhecido do teatro argentino. Como atriz, ela ganhou o A.C.E. REVELAÇÃO FEMININA por seu papel como mendiga em Sweeney Todd. Seu show unipessoal, Christiane, um bio-musical científico, ganhou 3 PREMIOS HUGO AWARDS (“Melhor Unipessoal”, “Melhor Livro Musical Original”, “Melhor Letra de Canção” e um LATA AWARD (“Melhor Atriz de Teatro Visitante”, NYC, EUA). Na televisão trabalhou em séries produzida por Pol-k, bem como em El Monorriel de Topa (Disney Junior). Como cantora e compositora, ela gravou dois álbuns: Rulera em 2011 e Mudar em 2014.

Patricia Vlieg é uma cantora multi-instrumentista, compositora, arranjadora e pesquisadora musical. Bacharel em Performance Vocal e Arranjo pela Berklee College of Music. Discografia: Tus promesas (2003) Origen (2005), A una Cantora (2011) e Cabanga (2015). Em sua obra a sofisticação harmônica e a liberdade de improvisação do jazz, a riqueza melódica, a diversidade rítmica e a profundidade poética da música latino-americana e a abertura a novas pesquisas estão presentes, sempre mantendo uma visão musical eclética e abrangente. Já se apresentou em palcos na América, Europa e Ásia e fez coproduções com artistas como Lilián Saba, Popi Spatocco e colaborações musicais com Paquito D’Rivera, Berta Rojas, Lila Downs, Oscar Stagnaro, Mark Walker, Manuel Miranda, entre outros.

Primeira reunião: quarta-feira, 30 de junho, 17h30 (Hora do Panamá), 15h30 (Hora da Argentina)

Registro aqui