A compositora mexicana Hilda Paredes estreia em Sevilha sua obra “Epitáfio” junto ao Taller Sonoro da Espanha

Epitáfio foi realizada por encomenda do grupo instrumental espanhol Taller Sonoro, por ocasião do seu vigésimo aniversário e será estreada em novembro de 2021 em Sevilha. A obra explora as habilidades dos músicos e seus instrumentos que são realçados através da transformação de processos de granulação e filtros que reforçam diferentes áreas do espectro sonoro harmônico em diversos momentos da obra.

Além da espacialização quadrafónica, a partitura inclui também o movimento acústico dentro e fora do cenário dos instrumentos de alentos, como metáfora poética aos tempos difíceis pelos quais temos passado. A obra foi possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas, o Sistema Nacional de Criadores de arte da Secretaria de Cultura (México) e a Fundação Siemens.

A parte tecnológica foi realizada em colaboração com Thomas Hummel do Heinrich Ströbel Experimentalstudio do SWR de Friburgo e a espaçamento em colaboração com Javier Campana.

Nascida em Tehuacán, Puebla (México), Hilda Paredes reside em Londres há várias décadas, tendo-se estabelecido firmemente em nível internacional como uma das compositoras mais importantes de sua geração. A qualidade do seu trabalho, que é marcado pela intensidade da relação entre o tempo, a força dramática e a aproximação poética, valeu-lhe o reconhecimento da crítica internacional. Foi galardoada com importantes reconhecimentos internacionais, como o Rockefeller, o Fund for Culture Mexico/USA, o Sistema Nacional de Criadores ou o PRS for Music Foundation. Com este concerto, reforça-se a colaboração surgida entre a compositora Hilda Paredes e o ensemble Oficina Sonora graças à nomeação como professora do Curso de Análise e Composição «Cátedra Manuel de Falla 2019».

Oficina sonora é composta por Jesús Sánchez Valladares, flauta; Camilo Irizo, clarinete; Miguel Romero, saxofone; J. Baldomero Llorens, percussão; Ignacio Torner, piano; Alejandro Tuñón, violino; Mª del Carmen Coronado, violoncelo e Javier Campaña, eletrônica;

“Epitáfio foi escrito em memória de minha mãe que faleceu na Cidade do México no início de 2021, muito longe de mim e com a impossibilidade de viajar nos tempos do Covid, quis conceder este tributo a uma mulher excepcional”.

Sábado 20 de novembro 20:00 hs. Turina espaço. Sala Silvio. Pl. de S. Francisco, 19, Sevilha, Espanha