A cantora e compositora colombiana Daniela López Gómez compartilha o resultado de seu trabalho que se alimenta das músicas tradicionais de sua terra

A artista colombiana Daniela López Gómez lança a primeira das quatro canções de sua nova produção intitulada Alma e que será composta por uma série de canções inspiradas em ritmos folclóricos latino-americanos impregnados de sons ancestrais. Além disso, contém um tom acadêmico com cores próximas ao jazz, blues, rock e música cubana. Todos estes elementos foram fundamentais na formação de Daniela López Gómez como flautista e cantora e em sua procura constante de criar e contribuir para as novas sonoridades da música colombiana e latino-americana.

O trabalho de Daniela López Gómez busca contribuir com a evolução e, portanto, com a salvaguarda dos ares musicais da Colômbia e da América Latina, considerando que é uma urgência e é o dever de quem se alimentou deles em tantas formas. Criar é uma das melhores maneiras de fortalecer nossa cultura musical, de mantê-la viva e fluindo para que chegue à maior quantidade de ouvidos possível, com a firme esperança de que os habitantes de um território se identifiquem e se reconheçam nela para que por fim tenha o lugar que merece como um dos rostos principais da sua terra.

“Procuro converter em canção uma pintura, uma paisagem, um rio, mas sobretudo cada história que escuto, em especial, toda aquela que possua um fundo doloroso e inclusive trágico, como uma maneira mais digna de contá-la e recordá-la. Procuro descobrir a alma das coisas, moldá-la, fazê-la falar, rir, chorar, cantar e, sobretudo, curar . Desejo expressar-me por meio da bela combinação de legados de meus ancestrais, que necessitam de mensageiros e de poetas loucos… loucos pela beleza do mundo sonoro do meu país e do meu continente”.

Daniela nasceu no município de Sonsón Antioquia, onde iniciou seus estudos musicais com a flauta traversa como instrumento principal. Graduou-se com honras na Universidade de Antioquia no programa de Música Instrumento – Flauta traversa. Seu caminho no canto solista começou com o folclor Caribe e atualmente é cantora do grupo de bullerengue Yimalá. Daniela foi vencedora do concurso de música inédita do coletivo I Love Bullerengue onde teve a oportunidade de gravar sua primeira canção de forma profissional. Participou também do concurso para compositores “Canções da quarentena” realizado pela Ibermúsicas em 2020, sendo merecedora de um dos três prêmios outorgados a cada país iberoamericano. No mesmo ano, foi vencedora de um dos estímulos do Ministério da Cultura com a bolsa de Circulação Virtual de solistas, cantores e intérpretes de música acadêmica, popular e urbana.

Link: https://onerpm.link/570033661150