A cantora argentina Majo Clutet nos aproxima desde o México o primeiro capítulo de seu trabalho “Cantares: Música(s), Gênero(s) e Território(s)”

“Cantares: Música(s), Gênero(s) e Território(s)” é uma série de micro-documentários que pretendem visibilizar e favorecer a cooperação entre mulheres músicas latino-americanas, destacando as experiências, obstáculos e reivindicações de seus protagonistas. O projeto se realiza no marco de uma viagem pela América Latina da cantora argentina Majo Clutet que se encontra documentando testemunhos e canções de outras mulheres músicas da região.

 

O objetivo é construir um relato em conjunto que se encontre atravessado pelas experiências e vivências através de três eixos fundamentais: a música, o gênero e o território.

 

No primeiro capítulo Majo Clutet entrevista e realiza uma colaboração musical com a cantora mexicana Elo Vit em sua casa localizada na Cidade do México.

 

Elo Vit é compositora e compositora mexicana que atua em gêneros musicais como folk, ritmos latino-americanos e rock. Foi ganhadora do Sistema de Apoios à Criação e a Projetos Culturais FONCA (2020) e do Certame “Viva a canção de autor” do México (2021). Integra o coletivo de mulheres na música do México “Energia nuclear”.

 

Majo Clutet é uma cantora argentina que atua em gêneros como o folclore e a canção litorânea. Foi ganhadora do VII prêmio Ibermúsicas à criação de canções (2020), ganhadora da bolsa criação do Fonda Nacional de las Artes da Argentina (2021), ganhadora do terceiro prêmio no concurso “Viva la canción de autor” do México (2021) e primeira menção especial do Concurso “Te dou uma canção” de Rosário (2019). Integra TRUENA: Rede Plurinacional e Transfeminista de trabalhadorxs da música da Argentina

 

 

10 de julho 20hs (MX), 22hs (AR) em: https://youtu.be/oC2QiAOcyuc